• Facebook

Destaque

01/08/2018

Pianista belga inaugura o Seminário Avançado em Música do Curso Superior de Instrumento da EMBAP/Unespar

WIN2


A partir desta sexta-feira, 03 de agosto, os alunos quartanistas do Curso Superior de Instrumento da Unespar - Campus Curitiba I - Embap terão a oportunidade de tocar para renomados concertistas de nível internacional durante o Seminário Avançado em Música, que visa embasar o repertório dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) através do estudo em profundidade de cada obra.


O Seminário passou a fazer parte da grade curricular do 4º ano do Curso Superior de Instrumento a partir de 2018, e é ministrado pelo coordenador do curso prof. Daniel Binotto.


Em formato de masterclasses o Seminário Avançado em Música da Embap terá a presença de professores convidados de renome internacional, como o professor Wim Van Moerbeke - o primeiro convidado – que é especialista em pianos históricos, com ênfase para o repertório pianístico composto entre 1750-1930.


As aulas acontecerão todas as sextas-feiras a partir das 15h20min, na sala 24 C da sede da Comendador.


Estão abertas 03 (três) vagas gratuitas para ouvintes de outros anos do curso Superior de Música.
Interessados devem enviar e-mail para o endereço si@unespar.edu.br



win2


Wim Van Moerbeke nasceu em Bruges, Bélgica, em uma família de músicos. Recebeu suas primeiras lições de piano de sua mãe e aos sete anos ingressou no Conservatório de Bruges. Aos nove anos deu o seu primeiro concerto e lançou a carreira na Europa se apresentando em vários países. Apresentou-se no Bolivar Hall em Londres, Sala Darsena em Lignano, Itália, Concertgebouw-Brugge, Bijloke-Ghent, Museu Oscar Niemeyer e Capela Santa Maria em Curitiba, Brasil, entre outros.


Formou-se em piano e realizou mestrado em Música - piano no Conservatório Real de Bruxelas, Bélgica.


Participou de várias masterclasses, como no Mozarteum em Salzburg, Áustria, com Hans Leygraf - e em Milão, Itália, com Alexis Weissenberg.


Nos últimos anos Wim se especializou em pianos históricos tocando música de 1750-1930, adquirindo ele mesmo pianos históricos como: piano Erard (francês), carré (de mesa) de 1814, piano Erard de concerto de 1834 e 1845 e um piano de concerto de Broadwood (inglês) de 1848.


O objetivo de Wim é tocar músicas no instrumento de sua época, como já fez no Festival Lisztomanias em Chateauroux, França, se apresentando em um piano Clementi de 1821 – que marcou a época do jovem Liszt em contraste com os compositores contemporâneos dele.


Também realizou concertos em pianos históricos em Torhout-Bélgica, no qual se apresentou em um piano Erard de 1835 (o Paris de Chopin, Liszt, Field de 1830-1850) e um piano Erard de 1892 (o Paris de Debussy, Ravel de 1890-1920) juntando o período do romântico ao impressionismo, marcando o domínio da marca Francesa Erard.


Seu envolvimento com pianos históricos conduz a uma diversificação de suas performances. A apresentação de um concerto histórico significa a Wim Van Moerbeke muita pesquisa de marcas de piano, as relações destes com os compositores e da interessante correlação com a própria partitura. Tudo isso se traduz em performances onde Wim fala entusiasticamente sobre o período em que o piano está situado, quais compositores apoiavam aquela marca de piano e como isso se reflete na música.


Assim, além da beleza do piano histórico, com elaborado trabalho na madeira, Win propicia ouvir o verdadeiro som da época das inúmeras obras escritas por Chopin, Liszt, Field entre outros.


As últimas apresentações foram realizadas na Capela Santa Maria dia 16 de junho 2018 (Fauré: quinteto opus 15); no Guairinha dia 8 de agosto 2018 (Poulenc: sextuor & Prokofiev opus 34); solo no festival de piano em Levens, França, e no Ryelandtzaal em Brugge, Bélgica.


www.wimvanmoerbeke.be



SERVIÇO – 3 de agosto – sexta – 15h20
Seminário Avançado em Música do
Curso Superior de Instrumento da EMBAP/Unespar
Sala 24 C – Sede da Comendador
Rua Comendador Macedo - 254
Disponibilizadas 03 (três) vagas gratuitas para ouvintes de outros anos do curso Superior de Música.
Interessados devem enviar e-mail para o endereço si@unespar.edu.br




_

Fonte: Prof Daniel Binotto

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.