• Facebook

Destaque

07/12/2017

Trio Olmeta - Música Etnológica


O Grupo de Estudos e Investigação em Performance do Curso Superior de Instrumento da Embap apresenta:

olmeta1

Cécile Voltz (França), Roberto Moura (Brasil/França) e Laurence Decaesteker (França)



Assista a um vídeo do Trio Olmeta


Como parte do processo de reestruturação do Colegiado do Curso Superior de Instrumento, o Trio Olmeta chega a Curitiba para apresentar e discutir sua pesquisa musicológica. Com especial enfoque em cantos de tradição oral, o concerto faz parte do plano de verticalização do Curso Superior de Instrumento do Campus I - Embap. Visando um maior diálogo com os países que compõe o Cone Sul e a Bacia Platina, o plano propõe um giro geopolítico na matriz curricular do Curso, possibilitando orientações estruturais que valorizem a produção musical da região.

 

Trio Olmeta

Cantos de tradição oral são músicas que atravessam gerações transmitidas oralmente. A identidade dos autores é desconhecida e muitas vezes a mesma melodia é encontrada com letras e variações em vilarejos pouco distantes. 

Existem cantos de trabalho, de passagem das estações, de casamento, de mortos. Nas comunidades tradicionais esses cantos são intimamente ligados a rituais e não existem fora deles. Gerações de músicos entraram em contato com esse riquíssimo acervo de diversos países e emprestaram sua sensibilidade para transmitir esse imenso patrimônio mundial.

Criado em 2014 no Festival de Outono de Polifonias de Tradição Oral de Patrimônio, Córsega, o Trio Olmeta é formado por Cécile Voltz (França), Roberto Moura (Brasil/França) e Laurence Decaesteker (França).

O repertório do trio privilegia as polifonias à capella. São cantos sem acompanhamento instrumental com mais de uma linha melódica. Roberto Moura e Cécile Voltz se encontraram na Universidade de Paris XI em 2001, onde Cécile foi professora de regência coral. A partir desse encontro os dois desenvolvem intensa parceria na pesquisa e interpretação de cantos de tradição oral de diversas origens: França, Itália, Bulgária, Ucrânia, África e Brasil.

Laurence Decaesteker é cantora, artista plástica e pedagoga em educação artística. Através do encontro com Cécile Voltz e as melodias dos cantos provençais e do leste europeus, desenvolve um trabalho de pesquisa e interpretação.

Além do trabalho com o trio, Roberto Moura e Cécile Voltz participam de diversas formações, dirigindo em Paris e Aix-en-Provence grupos de cantores e intérpretes de músicas de tradição oral, além de ministrarem regularmente cursos e masterclass.

Nesta série de concertos no Brasil, o Trio Olmeta apresentará cantos da Ucrânia, Bulgária, sul da Itália, Sardenha, e de regiões da França: Béarn, Provence, Córsega e Bretanha.

O concerto terá duração de uma hora.

Me. Daniel Annoni Binotto

_


SERVIÇO:

TRIO OLMETA (Musica Etnológica)

AUDITÓRIO BENTO MOSSURUNGA

Rua Francisco Torres, 253 - Curitiba

Dia 7 de dezembro - quinta - 20h30

ENTRADA FRANCA

SUJEITO A LOTAÇÃO





_

Fonte: Divisão de Extensão e Cultura

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.