• Facebook

Notícias

07/11/2017

Maestro Isaac Chueke, professor da Embap/Unespar, rege no Rio de Janeiro

isaac


O maestro Isaac Chueke se apresentou no mês de outubro em dois concertos no Rio de Janeiro, um deles na prestigiosa Sala Cecilia Meireles reputada internacionalmente.

À frente da orquestra da UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o concerto abarcou peças no repertório que por não serem tão frequentemente executadas revelaram-se excelentes oportunidades - segundo o maestro - de demonstrar como sempre é possível atrair o público para programas que saiam do lugar comum.

"Por exemplo, abrimos o programa com o Ricercare a 6 da ‘Oferenda Musical’ de J. S. Bach, contraponto intrincado e que explora ao máximo as potencialidades de um motivo - e o fizemos numa versão para cordas que surtiu muito bom efeito. A seguir, tivemos o Concerto no. 2 para piano de Felix Mendelssohn, muito menos executado do que o Concerto no. 1 - mas igualmente interessante. Por exemplo no seu entrelaçamento dos três movimentos que praticamente se sucedem, um após o outro, sem interrupção.

“Como solista contamos com um jovem pianista premiado, Henrique Rabelo e lembraremos que Mendelssohn teve uma importância fundamental na redescoberta da música de Bach no século 19.

“Finalmente, para encerrar, fizemos a Sinfonia de Georges Bizet, escrita quando este tinha apenas 17 anos! Descoberta 80 anos após sua morte, uma audição inédita para muitos - maravilha de música em que sobressai uma alegria e luminosidade mediterrâneas - Bizet já demonstrava sua genialidade na elaboração de melodias e numa orquestração transparente - em que todos os instrumentos têm sua oportunidade como solistas."

Além dos concertos, o maestro Isaac Chueke participou de Master Class de Regência que ministrou especialmente aos alunos da UNIRIO, falando de aspectos musicais e técnicos bem como de questões ligadas à sua carreira de regente.

Mais informações sobre o Maestro Isaac Chueke.




_




Fonte: Maestro Isaac Chueke

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.