• Facebook

Notícias

13/06/2017

Otimizar a utilização dos recursos públicos é um dos desafios da PRAF

Rogerio_Ribeiro
Prof Rogério Ribeiro - pró-reitor de Administração e Finanças


Em mais uma publicação da série sobre a administração superior da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o enfoque desta semana são as questões que dizem respeito à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF).

O responsável pelas ações da Pró-Reitoria é o professor Rogério Ribeiro. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia, integra o colegiado de Ciências Econômicas do campus de Apucarana da universidade. Tem experiência nas áreas de economia, finanças e competitividade. Já atuou como coordenador Administrativo do entre 2002 e 2010 e também foi diretor do campus de 2010 a 2014, na época em que ainda era a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

O setor trata dos processos de apoio administrativos e de infraestrutura voltados à consecução dos objetivos da instituição e cuida das atividades financeiras, contábeis e de execução orçamentária. Também orienta e executa as atividades de gestão de materiais e do patrimônio, elabora estudos e proposições para a permanente adequação da estrutura organizacional, busca a modernização dos programas, rotinas e atividades, bem como está em constante articulação com órgãos e entidades que se dedicam a estudo da administração de atividades correlatas.

Metas
Além de explicar sobre as competências da PRAF, Ribeiro aponta como principal meta o aprimoramento da coordenação e execução orçamentária e financeira na Unespar a fim de otimizar a utilização dos recursos públicos disponíveis. Segundo ele, o trabalho precisa de um cuidado especial frente às inúmeras demandas existentes.

Dentre as metas também estão a coordenação do processo de inventário patrimonial objetivando melhor controle e utilização de todos os bens móveis e imóveis na Unespar, avançar com o processo de orientação para os campi quanto à gestão de materiais, bem como desenvolver e manter sistemas de apoio administrativo, financeiro orçamentário e contábil para toda a universidade.

O pró-reitor cita que o processo de padronização das rotinas administrativas, financeiras, orçamentárias e contábeis continuará sendo uma exigência e preocupação. A medida visa criar uma cultura de trabalho uniforme e que possa garantir mais qualidade das ações.

Ribeiro menciona que uma das ações que será mantida durante a gestão é a realização de reuniões periódicas com as equipes das Divisões de Administração e Finanças (DAF) dos campi. Conforme argumenta, os encontros priorizam a utilização de recursos de vídeo e audioconferência que racionalizam custo, tem garantido conforto e praticidade aos servidores e possibilitam a execução das metas da Pró-Reitoria.

De acordo com o pró-reitor, todas as ações planejadas pela PRAF são pensadas destacando a atenção que deve ser dada à questão do número reduzido de agentes universitários. Portanto, reforça que também é objetivo incentivar a qualificação contínua dos servidores lotados nas áreas administrativa, financeira, orçamentária e contábil da Unespar.

 

Assessoria de Comunicação
Unespar | Universidade Estadual do Paraná

Telefones: +55 (41) 3281-7465 | +55 (44) 3518-1881
E-mail: comunicacao@unespar.edu.br

_

Fonte: Unespar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.