• Facebook

Notícias

01/12/2009

1º ENCONTRO DE FLAUTA DOCE DA EMBAP

1º ENCONTRO DE FLAUTA DOCE DA EMBAP – 11 de dezembro de 2009.
Auditório “Bento Mossurunga” (EMBAP) das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Este encontro foi idealizado visando uma integração entre estudantes e professores de flauta doce através de atividades artísticas. Inicialmente houve um interesse da Profª Vera Zucco (Joinville) em fazer uma apresentação com seu grupo aqui na EMBAP. O evento acabou ampliando para a troca de experiências com outros grupos, professores e alunos. Os principais grupos já confirmados que irão participar são:

O Conjunto de Flautas Doce da Escola de Música “Villa-Lobos” (Joinville - SC)
é atualmente formado apenas por alunos do Curso de Flauta Doce, e esta atividade faz parte da grade curricular deste curso. Tendo como objetivo: prazer da prática da música em grupo, praticar os diversos instrumentos da família da flauta doce, ampliação de repertório específico e enriquecer a música de câmera da Escola. No repertório que trabalha constam músicas da Idade Média, Renascença, Barroco e especialmente Contemporânea e MPB. Os alunos são divididos em dois grupos de acordo com o nível em que se encontram no instrumento. Cada grupo tem um encontro semanal de 2 h/a .
Os grupos tem a proposta de atuar nos mais diversos eventos culturais realizados na Casa da Cultura, Escolas públicas e particulares, Faculdades e Galeria de Artes, bem como outras comemorações, em Joinville e cidades vizinhas. O Conjunto é coordenado e dirigido pela professora Vera Maria Zen Zucco, professora de Flauta Doce da Escola de Musica Villa-Lobos.


A Orquestra de Flauta Doce do Conservatório Maestro Paulino (Ponta Grossa -PR) teve seu início em março de 2008, tendo como objetivo reunir alunos, professores e ex-alunos do Conservatório para montar um grupo de Música de Câmera. O grupo também está aberto para pessoas da comunidade que tenham conhecimentos básicos do instrumento e de leitura musical. O repertório é escolhido com critério para que esta prática musical seja prazerosa, tanto para quem toca quanto para quem nos ouve envolvendo vários estilos musicais desde música antiga, étnica, brasileira e estrangeira. O grupo vem se apresentando em teatros, hospitais e escolas públicas em Ponta Grossa e recentemente na Igreja Evangélica-Luterana em Telêmaco Borba. A Orquestra é dirigida e integrada por Ângela Sasse, professora de flauta doce do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves.

Conjunto livre de Flauta Doce da EMBAP “Ressonâncias” (Curitiba – PR), o grupo é formado atualmente por alunos e ex-alunos da Escola e Música e Belas Artes do Paraná, bem como flautistas da comunidade. A estréia do grupo foi em maio de 2008 e desde lá vem se apresentando em várias atividades artísticas da EMBAP. Além disso, em 2008 fez apresentações na Câmara de Vereadores da Cidade de Piraquara, participou também da Série de Recitais em família “Haus Musik” – Noite das flautas, organizado pela professora Salete Chiamulera. Em 2009, participou do Concerto Duplo na ONG “Casa da Videira” (Curitiba) dividindo o palco com o Coral Brado. O Conjunto tem como principal objetivo o prazer de tocar em grupo. Portanto o repertório é sempre adaptado aos seus integrantes de maneira que todos possam se desenvolver artisticamente de acordo com o seu nível de estudo. O conjunto é integrado e coordenado por Ângela Sasse, professora de flauta doce da EMBAP.

O Encontro contará com a participação da professora e flautista Antonieta Kraus (Florianópolis/SC) que fará uma atividade de improvisação com a flauta doce.
O Encontro está aberto à comunidade com entrada franca.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.