• Facebook

Grupos Artísticos

basembap

Banda Sinfônica (BASEMBAP)

Edivaldo Chiquini da Costa (Regente/Diretor Artístico)
edivaldochiquini@hotmail.com

BASEMBAP (Banda Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná) é um grupo formado por alunos dos cursos de extensão e de graduação da EMBAP. É constituída, na sua essência, por instrumentos de sopro.


Big Belas Band

Big Belas Band

Marco Aurélio Koentopp (Regente/Diretor Artístico)
marco.koentopp@unespar.edu.br


bach

Bachiana Brass

Jorge Scheffer (Diretor Artístico)
jorgetrompete@hotmail.com

O BACHIANA BRASS é um dos grupos de metais criados na disciplina optativa 'Conjunto de Metais', e visa a execução e a interpretação do repertório de música de câmara, bem como a leitura dos excertos orquestrais mais importantes do repertório sinfônico. Estas duas perspectivas didáticas almejam o aperfeiçoamento técnico e musical, ligados diretamente às especificidades de cada instrumento da família dos metais.



coralT

Coral de Trombones da EMBAP

Sílvio Spolaore (Diretor Artístico)



consu

Grupo de Cordas da EMBAP

Consuelo Froehner (Membro, Diretora Artística)
consufroehner@hotmail.com


Criado em março de 2007, é oferecido aos alunos de cordas dos Cursos de Extensão a partir do 5º ano de FM I como Prática Musical em Conjunto, disciplina da Grade Curricular. Também temos a participação de alunos e músicos de fora da escola, interessados em desenvolver o trabalho de cordas em conjunto. Essa participação é inestimável, pois sem esses colegas estaríamos incompletos para grande parte do repertório. Nosso objetivo é trabalhar peças originais e arranjos para cordas, desenvolvendo a leitura, a prática de tocar em grupo e a liderança, pois não costumamos trabalhar com regência. Revezamos os nossos spallas para que todos tenham a oportunidade de desenvolver a habilidade de liderar. Com essa prática, estamos plantando os princípios básicos para trabalhar com Música de Câmara e com chefias de naipe em orquestras. Temos apresentações semestrais na EMBAP e participamos do Grupo de Voluntariado da Rede Sol, tocando em escolas de ensino especial e hospitais. Para participar do nosso grupo é só comparecer as 3ªs feiras, das 13:40h as 15:20h, na sala 31B. São todos bem vindos.

 


opera

Núcleo de Ópera da EMBAP

Denise Sartori (Diretora Artística)
denisesartori@globo.com



ose

Orquestra Sinfônica da EMBAP


Paulo Barreto (Regente/Diretor Artístico)



ovembap

Orquestra de Violões da EMBAP


Luiz Cláudio Ribas Ferreira (Diretor Artístico)
lclaudio.violao@gmail.com


flautas

Quarteto de Flautas Doces da EMBAP


Ângela Sasse (Membro, Diretora Artística)
angela.sasse@unespar.edu.br

O Quarteto foi criado em março de 2011 e é constituído pelos professores Ângela Sasse, Plínio Silva, Ana Paula Peters e Tatiane Wiese. Possui o objetivo de divulgar o repertório e arranjos para este instrumento em diversos estilos musicais e diferentes períodos da história da música, especialmente para esta formação camerística. O grupo fez apresentações em Práticas Artísticas no Auditório da EMBAP, na Série Música no DeArtes, promovido pela UFPR e no projeto Encontro Musical, na Biblioteca Central da PUC/PR.


mou

Quarteto Mousiké


Consuelo Froehner (Membro, Diretora Artística)
consuelo.froehner@unespar.edu.br

Reuniu-se em fevereiro de 2009 com a proposta de apresentar o repertório para quarteto clássico de forma acessível ao público leigo. É um dos Grupos Culturais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), e desenvolve um trabalho de formação de plateia por meio de Concertos Didáticos. Em quatro anos de existência, tem priorizado o repertório brasileiro e paranaense, com o qual participou de concertos em Curitiba, interior do Paraná e no Rio de Janeiro. É composto por: Consuelo Froehner, Christianne Marie Klingelfus Duarte (Violinos), Anadgesda Simoni Guerra (Viola) e Klaiton Rafael Laube (Cello). 

http://mousikequarteto.blogspot.com/

 

as

Ressonâncias


Ângela Sasse (Diretora Artística)
angela.sasse@unespar.edu.br

O Grupo “Ressonâncias” - Conjunto Livre de Flauta Doce da EMBAP é integrado atualmente por alunos e ex-alunos da Escola e Música e Belas Artes do Paraná, bem como flautistas da comunidade. A estreia do grupo foi em maio de 2008 e desde lá vem se apresentando em várias atividades artísticas da EMBAP, bem como em hospitais e escolas da cidade e região metropolitana. Além disso, fez apresentações na Câmara de Vereadores da Cidade de Piraquara e na Câmara Municipal de Campo Largo. Faz parte da agenda de concertos da Série Recitais em Família “Hausmusik” – desde 2008, organizado pela professora Salete Chiamulera. Em 2009, participou do Concerto Duplo na ONG “Casa da Videira” (Curitiba) dividindo o palco com o Coral Brado. Em 2010 participou do III Encontro de Flautas Doces de Joinville como grupo convidado. Integrou a mostra dos grupos artísticos e extensão da EMBAP realizado no Auditório do Canal da Música, Curitiba, em novembro de 2012. O grupo tem a direção musical da professora Ângela Sasse.


orcembap

Orquestra de Cordas da EMBAP


Aldo Villani (Regente/Diretor Artístico)
aldoviol@hotmail.com

Grupo musical formado por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, desde sua formação em 1992, tem como objetivo o aprendizado e desenvolvimento do repertório camerístico para instrumentos da família das cordas friccionadas. Idealizada pelos professores Roberto Hübner e Walter Hoerner - então chefe do Departamento de Cordas da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - a Orquestra de Cordas buscava atender aos alunos dos Cursos de Formação Musical e Avançado em Instrumento que não dispunham ainda dos Cursos de Prática de Orquestra e Música de Câmara em seu currículo escolar, matérias constantes da grade curricular do Curso Superior em Instrumento da instituição. Desde sua formação até hoje a ORCEMBAP preza pelo atendimento ao aluno de extensão universitária embora tenha sido estendida a oportunidade também a alunos dos cursos de Licenciatura e ao voluntariado externo.

Contamos hoje com instrumentistas que são alunos na EMBAP dos cursos de Formação Musical II, Avançado em Instrumento, Licenciatura em Música e queridos voluntários que deixam seus empregos em outros lugares e se juntam ao grupo no intuito de fazer música da melhor qualidade, prerrogativa máxima de todos os envolvidos no projeto.

Além da realização de concertos, a ORCEMBAP atua como orquestra laboratório junto ao Curso de Composição e Regência da EMBAP executando obras de novos compositores e disponibilizando parte de seus ensaios aos jovens regentes. Atualmente encontra-se sob a direção de Aldo Villani, especialista em Cordas e professor de Violino, Viola e Música de Câmara da EMBAP.


asd
Ensemble Móbile

Responsável: Felipe de Almeida Ribeiro | Fabrício Ribeiro (Orquestra Sinfônica do Paraná)

O Ensemble Móbile é um grupo dedicado à performance de música nova. Criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq), dedica-se à música de câmara e eletroacústica.

 


asdEnsemble Nih-Nik

Responável: Paulo Demarchi

O Ensemble Nih-Nik é também um grupo dedicado à performance de música nova. Foi criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq) e dedica-se à música com ênfase na percussão e no teatro musical.



asd

Menestréis


Responsável: João José de Felix Pereira

Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval



Coral da EMBAP


Haydée Seeling Gorosito (Regente/Diretora Artística)


Ensemble XVII-XXI


Isaac Chueke (Regente/Diretor Artístico)
performanceembap@gmail.com

Visa o aperfeiçoamento da prática de um repertório eclético, não restrito à música erudita, cobrindo do barroco ao contemporâneo, inclusive com a criação de peças inéditas. Diversos grupos poderão ser formados (desde duos a conjuntos maiores), acolhendo tanto instrumentistas quanto cantores para um trabalho prático, voltado para a interpretação musical. Componentes do grupo (informações em breve).


Recomendar esta página via e-mail: