Grupos Artísticos

Banda Sinfônica (BASEMBAP)
edivaldochiquini@hotmail.com

Bachiana Brass
Jorge Scheffer (Diretor Artístico)
jorgetrompete@hotmail.com
O BACHIANA BRASS é um dos grupos de metais criados na disciplina optativa 'Conjunto de Metais', e visa a execução e a interpretação do repertório de música de câmara, bem como a leitura dos excertos orquestrais mais importantes do repertório sinfônico. Estas duas perspectivas didáticas almejam o aperfeiçoamento técnico e musical, ligados diretamente às especificidades de cada instrumento da família dos metais.

Coral de Trombones da EMBAP
Sílvio Spolaore (Diretor Artístico)
Grupo de Cordas da EMBAP
Criado em março de 2007, é oferecido aos alunos de cordas dos Cursos de Extensão a partir do 5º ano de FM I como Prática Musical em Conjunto, disciplina da Grade Curricular. Também temos a participação de alunos e músicos de fora da escola, interessados em desenvolver o trabalho de cordas em conjunto. Essa participação é inestimável, pois sem esses colegas estaríamos incompletos para grande parte do repertório. Nosso objetivo é trabalhar peças originais e arranjos para cordas, desenvolvendo a leitura, a prática de tocar em grupo e a liderança, pois não costumamos trabalhar com regência. Revezamos os nossos spallas para que todos tenham a oportunidade de desenvolver a habilidade de liderar. Com essa prática, estamos plantando os princípios básicos para trabalhar com Música de Câmara e com chefias de naipe em orquestras. Temos apresentações semestrais na EMBAP e participamos do Grupo de Voluntariado da Rede Sol, tocando em escolas de ensino especial e hospitais. Para participar do nosso grupo é só comparecer as 3ªs feiras, das 13:40h as 15:20h, na sala 31B. São todos bem vindos.


Orquestra Sinfônica da EMBAP

Orquestra de Violões da EMBAP
lclaudio.violao@gmail.com

Quarteto Mousiké 2020
Consuelo Froehner (Membro, Diretora Artística)consuelo.froehner@unespar.edu.br

Ressonâncias
angela.sasse@unespar.edu.br
O Grupo “Ressonâncias” - Conjunto Livre de Flauta Doce da EMBAP é integrado atualmente por alunos e ex-alunos da Escola e Música e Belas Artes do Paraná, bem como flautistas da comunidade. A estreia do grupo foi em maio de 2008 e desde lá vem se apresentando em várias atividades artísticas da EMBAP, bem como em hospitais e escolas da cidade e região metropolitana. Além disso, fez apresentações na Câmara de Vereadores da Cidade de Piraquara e na Câmara Municipal de Campo Largo. Faz parte da agenda de concertos da Série Recitais em Família “Hausmusik” – desde 2008, organizado pela professora Salete Chiamulera. Em 2009, participou do Concerto Duplo na ONG “Casa da Videira” (Curitiba) dividindo o palco com o Coral Brado. Em 2010 participou do III Encontro de Flautas Doces de Joinville como grupo convidado. Integrou a mostra dos grupos artísticos e extensão da EMBAP realizado no Auditório do Canal da Música, Curitiba, em novembro de 2012. O grupo tem a direção musical da professora Ângela Sasse.
Contamos hoje com instrumentistas que são alunos na EMBAP dos cursos de Formação Musical II, Avançado em Instrumento, Licenciatura em Música e queridos voluntários que deixam seus empregos em outros lugares e se juntam ao grupo no intuito de fazer música da melhor qualidade, prerrogativa máxima de todos os envolvidos no projeto.
Além da realização de concertos, a ORCEMBAP atua como orquestra laboratório junto ao Curso de Composição e Regência da EMBAP executando obras de novos compositores e disponibilizando parte de seus ensaios aos jovens regentes. Atualmente encontra-se sob a direção de Aldo Villani, especialista em Cordas e professor de Violino, Viola e Música de Câmara da EMBAP.

Ensemble Móbile
Responsável: Felipe de Almeida Ribeiro | Fabrício Ribeiro (Orquestra Sinfônica do Paraná)
O Ensemble Móbile é um grupo dedicado à performance de música nova. Criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq), dedica-se à música de câmara e eletroacústica.
Ensemble Nih-Nik
Responável: Paulo DemarchiO Ensemble Nih-Nik é também um grupo dedicado à performance de música nova. Foi criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq) e dedica-se à música com ênfase na percussão e no teatro musical.
Coral da EMBAP
Ensemble XVII-XXI
performanceembap@gmail.com
Visa o aperfeiçoamento da prática de um repertório eclético, não restrito à música erudita, cobrindo do barroco ao contemporâneo, inclusive com a criação de peças inéditas. Diversos grupos poderão ser formados (desde duos a conjuntos maiores), acolhendo tanto instrumentistas quanto cantores para um trabalho prático, voltado para a interpretação musical. Componentes do grupo (informações em breve).