• Facebook

Monica Rocio Navas Loma

Currículo Lattes - Email


monicaEquador/Brasil
Percussionista versátil, seu trabalho envolve a performance de música contemporânea, participando com grupos de câmara, orquestra e como solista. Recentemente concluiu seu mestrado, onde discute sobre a atuação multifacetada do percussionista e a interação com outras linguagens artísticas. Nesse viés, vem se desenvolvendo como percussionista/cantora, pesquisando e fomentando repertório que tenha interação entre a percussão e a voz. 
Concluiu o curso de Percussão nível Tecnológico no Conservatório Nacional de Música de Quito com o professor Andrés Carrera, o curso de técnico musical em piano com o professor Leopoldo Angulo e canto erudito com a professora Cecília Tapia. Continuou seus estudos musicais no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, com o professor Luis Marcos Caldana e o professor Cleber Campos. Se formou como Bacharel em percussão na Universidade de São Paulo (USP) com o professor Ricardo Bologna e concluiu o mestrado em performance na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a orientação do professor Fernando Rocha. Atualmente é professora colaboradora de percussão na UNESPAR, aluna de doutorado em performance na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a orientação do professor Fernando Rocha e estuda canto lírico com a professora Luciana Melamed.
Foi percussionista do “Departamento de Música Contemporánea”, do Grupo de Percussão do Conservatório Nacional de Música, da “Orquesta Sinfónica del Conservatório Nacional de Música de Quito”, e percussionista convidada na “Orquesta Sinfónica Nacional del Ecuador” e Orquestra Sinfônica do Paraná (Brasil). Integrou a Banda e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, assim como o Grupo Percussionista de Câmara. Participou da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM), do Grupo de Percussão PERCUSSIVO USP e da Orquestra Experimental de Repertório (OER). 
No Equador, atuou como solista da “Orquesta del Conservatório Nacional de Música” (2003), da “Big Band de Jazz del Conservatório Nacional de Música” (2006), do Grupo de Percussão TUSHPAR (2007) e da “Orquesta Juan Montalvo” da cidade de Ambato (2003). No Brasil, foi solista do Grupo de Percussão do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí (2008) e da Orquestra Experimental de Repertório (2012). 
Foi vencedora do Primeiro Concurso de Música de Câmara do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí (2009). Vencedora do Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório (2012) e ganhadora do 21º Programa Nascente – USP (2013). Obteve Menção Honrosa no 18º Programa Nascente – USP (2010) e foi finalista do Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara da USP (2012).

















_
Recomendar esta página via e-mail: