• Facebook

Belas Virtual

BelasVirtual

Projeto de difusão do acervo da Embap e suas histórias.


No mês de junho homenagem ao designer que faz parte da história brasileira e que também faz parte da nossa história.

Ivens Fontoura
Curitiba/PR, *1940 - +2020

Falecido no último dia 30 de abril – Ivens Fontoura é um expoente nas artes do Paraná, considerado o mais representativo da vanguarda paranaense.

Graduado em 62 em pintura pela EMBAP, também lecionava na instituição, mantendo a carreira no ensino e trabalhando com gerações de universitários, na UFPR e UTP.

No entanto, seus interesses e amor pelo conhecimento e pela pesquisa vão abranger estudos, projetos e trabalhos, além de artes plásticas, em arquitetura, arqueologia, teatro, oratória, cinema, museologia, fotografia, jornalismo, psicologia, crítica e curadoria em arte e design, onde se formou mestre no México.

Deixou para o Acervo Belas a obra onde se propôs experiências de armagens do precário antes bidimensionais, atingindo uma apropriação mais ambiental e conceitual – usa aparas de papel branco, levando em conta o plano, o espaço e a fotografia.

Imagem da Obra integrante do acervo da Embap. Ivens Fontoura: Decomposição da Forma – Manipulação da Forma como Instrumento de Criação. Curitiba: Itaipu, 1982.

Recomendar esta página via e-mail: