Anais VI Simpósio Acadêmico de Violão
Anais do Simpósio Acadêmico de Viol]ao da EMBAP 2012
Parte I - Artigos
1 The Guitar Chord – An analysis of Alberto Ginastera use of the guitar as a compositional source on Sonata Op. 47 for Guitar
Luís Felipe Vargas Magdaleno de Moraes
2 Experimentos composicionais para grupo de violões
Sólon de Albuquerque Mendes
3 Conservatório Maestro Paulino Martins Alves: um perfil de seus alunos de violão
Elizeu Glomba
4 A Luteria da Guitarra Barroca: Notas sobre suas especificidades e construção
Rodrigo Mateus Pereira e Juarez Bergmann Filho
5 O processo de transcrição do 1º movimento do concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais
Cosme Luis de Almeida
6 Estratégias de estudo para violão: levantamento no portal de periódicos da Capes de pesquisas de pós-graduação realizadas no Brasil de 1987 a 2012
Leonardo Salgado Pires
7 Introdução da teoria da Autorregulação no estudo de técnica de violão
Camilla dos Santos Silva
8 Gradações do toque digital
Nicolas de Souza Barros
9 A Suíte Popular Brasileira: um relato sobre a trajetória de Heitor Villa-Lobos
Lurian José Reis da Silva Lima
10 As obras encomendadas por Turíbio Santos: Ritmata, Momentos I, Livro para Seis Cordas
Eric Moreira
11 A utilização do idiomatismo do violão na Ritmata de Edino Krieger
Thiago de Campos Kreutz
12 O arranjo de Marco Pereira para My Funny Valentine: da leadsheet à peça
Rafael Thomaz
13 Simples e Absurdo: Um olhar sobre os aspectos harmônicos da linguagem composicional de Guinga
Samuel da Silva
Parte II - Palestras
14 A Comparative Study of the Eschig Editions and the '1928 Manuscript' of Heitor Villa-Lobos's Twelve Etudes for Guitar [Resumo]
Nicholas Ciraldo
15 Dodecafonismo e nacionalismo na Suíte para Violão de Guerra Peixe [Resumo]
André Egg
16 Sérgio Assad: Um panorama composicional através da análise intertextual [Resumo]
Aluísio Coelho
17 Projetos Sociais de Música
Daniel Wolff
18 O violão quimérico: 8 obras não-idiossincráticas
Felipe Ribeiro
19 A Influência de Turíbio Santos sobre a Peça Ritmata para Violão de Edino Krieger: comparação entre manuscrito e versão publicada
Fernando Aguera Rodrigues
20 Formação superior em violão: um diálogo entre programa de curso e atuação profissional
Fabio Scarduelli