• Facebook

Anais III

ANAIS
III FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE
Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005
ISSN 1809-2616

Créditos e Equipe Editorial dos Anais do evento

Governador
Roberto Requião

Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia
Aldair Rizzi

Diretora da Embap
Anna Maria Lacombe Feijó

Vice-Diretora
Solange Garcia Pitangueira

Coordenador Geral de Pós-Graduação e Pesquisa
Dr. Zeferino Perin

Coordenadora do Setor de Pesquisa
Coordenadora Geral do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte
Editora e Organizadora dos Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte
Dranda. Elisabeth Seraphim Prosser

Comissão de Seleção dos Trabalhos
Dranda. Elisabeth Seraphim Prosser
Dra. Lea Lígia Soares
Dra. Leia De Nardi
Ms. Noili Moraes
Roberto Pitella
Ms. Sérgio Kirdziej

Coordenação Editorial e Revisão
Elisabeth Seraphim Prosser

Consultoria Técnica
Dr. Orlando Fraga
Silney Costa e Silva

Apoio operacional
Helene Anastasiou
 

Introdução

Os Fóruns de Pesquisa Científica em Arte, realizados pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, vêm reunindo, ano a ano, mais pesquisadores das mais diversas instituições de ensino da arte não apenas de Curitiba e do Paraná, mas de todo o Sul e o Sudeste do país. Foi gratificante para os organizadores do evento receber estudiosos de mais de vinte e cinco universidades, dos Estados do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, incluindo estabelecimentos como a EMBAP, UFPR, FAP, PUCPR, TUIUTI, CEFET, UNICENP, ESSEI, MARTINUS, OPET, UEPG, Faculdade do Litoral Paranaense, UNESP, USP, PUC-SP, UNICAMP, PUC-Campinas, USC-Bauru, UFSC, UDESC, UNIVILLE, UNIVALI, UNIRIO, UFRGS e, ainda, da África do Sul, a UNISA.

Como nos anos anteriores, buscou-se enriquecer o diálogo não apenas entre os estudiosos de uma mesma linguagem artística, mas também a interação entre as várias manifestações, o que se mostrou extremamente frutífero e revelador de novas interfaces interartes, além de estimulador de novos posicionamentos e de novas linhas de pesquisa que explorem essas relações. O grande número de trabalhos apresentados possibilitou a criação de mesas temáticas, agrupamento que sofreu novas modificações para a edição destes Anais. As pesquisas, agora disponibilizadas em versão on-line, foram divididas nos seguintes temas: Momentos da história cultural e do ensino da arte em Curitiba; Questões sobre o nacionalismo e o modernismo no Brasil; Para uma reflexão sobre o erudito, o popular e a indústria cultural; Música e imagem no cotidiano da sociedade industrial; Estética, filosofia e história da arte; Artes visuais: espaços e caminhos ?além do cubo branco?; Meios digitais, arte e indústria cultural; Teatro e dança: o corpo fala; Especificidades da execução musical; O ensino da arte, da criança ao adulto: memória e propostas; e Momentos da arte européia e hispano-americana.

Com a realização do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte e com a disponibilização dos Anais do evento, a comunidade acadêmica e os interessados em geral têm à sua disposição algumas das mais recentes e inovadoras investigações realizadas no campo do saber artístico brasileiro.

Dranda. Elisabeth Seraphim Prosser
Coordenadora Geral do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte
Organizadora dos ANAIS do evento


Sumário e Textos

Equipe Editorial
Introdução
Elisabeth Seraphim Prosser (Coordenadora Geral do III FPCA, Organizadora dos Anais no evento)
Organização e Programação do III FPCA (out. 2005)


Momentos da história cultural e do ensino da arte em Curitiba

O público da pintura paranaense do século XX
Doutoranda Katiucya Périgo (FAP/UFPR)

Sociedade Bach de São Paulo (1935-1977) e Sociedade de Cultura Brasílio Itiberê (1944-1976): histórico das entidades e particularidades das pesquisas musicológicas
Doutor Álvaro Carlini (UFPR)

A Sociedade Civil Juventude Musical Brasileira 8ª Seção - Paraná e Santa Catarina
Graduando Fernando Menon (UFPR)

Relações entre a Escola Nova, o ensino de arte nas escolas em Curitiba e a EMBAP (1940-1960).
Doutoranda Elisabeth Prosser (EMBAP/UFPR)

CAPE e a formação do professor de arte de 1964 a 1975 em Curitiba
Especialista Rossano Silva (FAP)


Questões sobre o nacionalismo e o modernismo no Brasil

Carta de Mário de Andrade a Camargo Guarnieri: um estudo sobre inferência
Mestranda Rita dos Santos (USP)

O Grupo Música Viva e o Nacionalismo Musical
Mestre André Egg (FAP/UFPR)

Clarinetas indígenas brasileiras
Especialista Mauricio Carneiro (EMBAP)

O tambor de crioula e suas características
Graduando Daniel Farah (FAP)

Ernesto Nazareth e Luciano Gallet: sobre contradições e uma certa inquisição brasileira
Graduando Carlos Eduardo Ramos (EMBAP)

Aspectos estilísticos no Trio n. 4, de Glauco Velásquez
Mestre Rogério Bergold (EMBAP/UNIRIO)

Mozart e Pixinguinha: melodia nas mãos de Norbert Elias ou como "ouvir" suas músicas pela sociologia elisiana
Mestranda Ana Paula Peters (UFPR/EMBAP)

Partituras impressas de música popular como documentos musicológicos: as edições de Zequinha de Abreu
Mestrando Ricardo Cardim (UNESP)

Tropicalismo e Pós-Tropicalismo: leitura de procedimentos poéticos
Doutor Marcelo Franz (PUCPR)

A música independente e a vanguarda paulista
Especialista Andrea Lopes (FAP)

A sociedade da música da mídia
Especializando Caio Manoel Nocko (PUCPR/EMBAP)


Estética, filosofia e história da arte


A arte no cotidiano: consciência e auto-consciência
Doutora M. Inês Hamann (UFPR)

A dimensão filosófica da arte: uma análise do espaço conceitual na experiência estética
Graduando André Luiz Visinoni (UNICAMP)

As três dimensões da imagem artística: uma proposta metodológica em história da arte
Doutorando Artur Freitas (UFPR)

Fernando Pernetta Velloso e a teoria do não-objeto de Ferreira Gullar
Doutor José C. Cifuentes (UFPR)

Os Tótens-Móbilis, de Ione Saldanha
Doutora Maria José Justino (EMBAP)

Visões tripartites: entre olhos, ovos, bichos e relógios
Mestre Ana Luisa Kohn (UFSC)

Os caminhos para o artista de vanguarda
Mestranda Adriana Vaz (UFPR)

Processos de pesquisa: relações entre obra e espaço expositivo
Mestranda Maria Violeta Polo (UNESP)


Artes visuais: espaços e caminhos “além do cubo branco”


Releitura do cotidiano: as estratégias da caricatura
Doutora Marilda Queluz (CEFET)

Questões etimológicas sobre os termos: grafite e pichação
Especialista Flávia Caló (EMBAP)

O livro de artista e o espaço da arte
Doutoranda Bernadette Panek (EMBAP)

A instalação e o livro de artista na arte contemporânea catarinense
Graduanda Daniela Holz et al. (UNIVILLE)

Tendências pós-modernas na arte contemporânea catarinense: a linguagem da performance na arte contemporânea local
Graduanda Ana Cristina Leoni et al. (UNIVILLE)


Meios digitais, arte e indústria cultural


Interação e arte nos meios digitais
Graduanda Estela Balestrini (UFPR)

Influência recíproca entre arte e tecnologia
Mestre José Eliézer Mikosz (CEFET)

LUDICIDAARTE_VIRTUAL a poética da obra de arte aberta como elemento lúdico da sociedade no ambiente virtual_internet
Especialista Mariana Branco (EMBAP)

Quadrinhos e cinema: linguagens e temas compartilhados entre arte e indústria cultural
Mestrando Luciano Ferreira da Silva; Doutor Gilson Queluz (CEFET)

Nenê e Zeferina contra o dragão que come terra: uma alegoria no filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971)
Doutoranda Rosane Kaminksi (UFPR/UNICENP)


Teatro e dança: o corpo fala


Elos de uma mesma cadeia: diferentes períodos no transcurso de Jerzy Grotowski
Mestre Ismael Scheffler (UEPG)

O convívio cênico do corpo orgânico com o mecânico
Mestrando Clovis Cunha (UDESC)

A dança do movimento Hip-Hop e o movimento da dança Hip-Hop
Graduado Mauricio Priess da Costa (UFPR)

Uma possível história da dança jazz no Brasil
Mestranda Ana Carolina Mundim (PUC-Campinas)

O barroco mineiro e o gestual humano: uma ótica de François Delsarte
Mestranda Carolina de Andrade (UNICAMP)


Especificidades da execução musical


O intérprete: sem voz e com o corpo amarrado
Mestranda Elsa Guevara (UNISA)

Atributos da diferenciação vocal
Mestre Roseli Schünemann (EMBAP)

False Fingering - recurso técnico adicional para o saxofone
Doutorando Afonso Figueiredo (UNIRIO)

O ensino da arte, da criança ao adulto: memória e propostas


Villa-Lobos e a ideologia do Canto Orfeônico: do consciente ao inconsciente
Mestranda Alessandra Lisboa e Doutora M. de Lourdes Sekeff (UNESP)

Educando para a percepção visual no Ensino Fundamental: uma proposta de atividade por meio das obras de Tarsila do Amaral, da década de 1920
Especialista Silmara Egg (ESEEI)

O papel e a importância da educação musical na escola regular brasileira
Mestranda Mônica Uriarte (UNIVALI)

A arte no contexto da educação infantil em Joinville
Graduando Thiago João Martim et al. (UNIVILLE)

O desenvolvimento cognitivo musical por meio de jogos e brincadeiras
Especialista Marta Deckert (MARTINUS/EMBAP)

Composição de alunos de escola de música: alguns exemplos
Mestre Anete Weichselbaum (EMBAP)

Laboratório de performance: uma proposta alternativa para o desenvolvimento do fazer musical
Mestre Salete Chiamulera (EMBAP)

A música na Band´Erê: um processo de aprendizagem e a construção da Identidade
Mestre Antonio Lourenço Filho (UFPR)

Momentos da arte europeia e a hispano americana


Aspectos de coesão discursiva em O Cravo Bem Temperado (v. 1), de Bach
Doutorando Daniel Bento (PUC-SP)

A morte e o sentimento místico humano: dramaturgias musicais contidas no Réquiem, de Mozart
Doutoranda Maristela Cavini (USC-Bauru)

Jacob Burckhardt: a aula inaugural de História da Arte na Universidade da Basiléia (1874)
Doutor Cássio Fernandes (UFPR)

A Duquesa e as Lavadeiras: dois momentos da imagem feminina na obra de Francisco de Goya y Lucientes
Doutora Angela Brandão (CEFET)

Los Exploradores: texto e contexto, uma análise semiótica da obra de Rivera
Mestrando Luiz Alberto Vivan (UTP/OPET)

Sonatina Española, de Juan José Castro: uma análise interpretativa
Mestre Daniela Tsi Gerber (EMBAP/URGS); Dra. Cristina Gerling (UFRGS)


Programação


Curitiba, 4 a 14 de outubro de 2004
Local: Auditório Bento Mossurunga e Videoteca Fernando Carneiro - EMBAP


Dia 4 - Segunda-feira
19h - ABERTURA
Anna Maria Lacombe Feijó (Diretora da EMBAP)
Zeferino Perin (Coordenador Geral de Pós-Graduação e Pesquisa)
Elisabeth Seraphim Prosser (Coordenadora do Setor de Pesquisa e do III FPCA)

19h30 - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 1
- Momentos da história social da arte em Curitiba e no Brasil
Moderadora: Doutoranda Elisabeth Seraphim Prosser (EMBAP/UFPR)
- O público da pintura paranaense do século XX
Doutoranda Katiucya Périgo (FAP/UFPR)
- Sociedade Bach de São Paulo (1935-1977) e Sociedade de Cultura Brasílio Itiberê (1944-1976): histórico das entidades e particularidades das pesquisas musicológicas
Doutor Álvaro Carlini (UFPR)
-A Sociedade Civil Juventude Musical Brasileira 8ª Seção - Paraná e Santa Catarina
Graduando Fernando Menon (UFPR)
- Villa-Lobos e a ideologia do Canto Orfeônico: do consciente ao inconsciente
Mestranda Alessandra Lisboa e M. de Lourdes Sekeff (UNESP)

21h15 - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 2
- Questões sobre o nacionalismo e o modernismo no Brasil
Moderador: Doutor Álvaro Carlini (UFPR)
- Música e modernismo: a questão da legitimidade da criação musical brasileira em Mário de Andrade
Graduando Carlos Eduardo Ramos (EMBAP)
- Carta de Mário de Andrade a Camargo Guarnieri: um estudo sobre inferência
Mestranda Rita dos Santos (USP)
- O Grupo Música Viva e o Nacionalismo Musical
Mestre André Egg (FAP/UFPR)
- Visões tripartites: entre olhos, ovos, bichos e relógios
Mestre Ana Luisa Kohn (UFSC)

Dia 5 - Terça-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 3
- Estilo, coesão discursiva e análise
Moderador: Mestre João Frederico Rickli (EMBAP)
- Aspectos de coesão discursiva em O Cravo Bem Temperado (v. 1), de Bach
Doutorando Daniel Bento (PUC-SP)
- Aspectos estilísticos no Trio n. 4, de Glauco Velásquez
Mestre Rogério Bergold (EMBAP/UNIRIO)
- Sonatina Española, de Juan José Castro: uma análise interpretativa
Mestre Daniela Tsi Gerber (EMBAP/URGS); Dra. Cristina Gerling (UFRGS)
- Partituras impressas de música popular como documentos musicológicos: as edições de Zequinha de Abreu
Mestrando Ricardo Cardim (UNESP)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 4
- Caminhos da música do Brasil colonial ao Festival de Música Nova
Moderador: Mestre João Frederico Rickli
- Cultura e sociedade no Brasil colonial: um pequeno retrato de São Paulo antigo
Doutoranda Claudia Polastre (USP)
- Ernesto Nazareth e Luciano Gallet: sobre contradições e uma certa inquisição brasileira
Graduando Carlos Eduardo Ramos (EMBAP)
- A música independente e a vanguarda paulista
Especialista Andrea Lopes (FAP)

Dia 6 - Quarta-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 5
- Artes visuais: novas linguagens, novos espaços, novas funções
Moderador: Mestre Sérgio Kirdziej (EMBAP)
- Releitura do cotidiano: as estratégias da caricatura
Doutora Marilda Queluz (CEFET)
- Los Exploradores: texto e contexto, uma análise semiótica da obra de Rivera
Mestrando Luiz Alberto Vivan (UTP/OPET)
- Questões etimológicas sobre os termos: grafite e pichação
Especialista Flávia Caló (EMBAP)
- Processos de pesquisa: relações entre obra e espaço expositivo
Mestranda Maria Violeta Polo (UNESP)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 6
- Meios digitais, arte e indústria cultural
Moderador: Mestre Sérgio Kirdziej (EMBAP)
- Interação e arte nos meios digitais
Graduanda Estela Balestrini (UFPR)
- Influência recíproca entre arte e tecnologia
Mestre José Eliézer Mikosz (CEFET)
- LUDICIDAARTE_VIRTUAL a poética da obra de arte aberta como elemento lúdico da sociedade no ambiente virtual_internet
Especialista Mariana Branco (EMBAP)
- Quadrinhos e cinema: linguagens e temas compartilhados entre arte e indústria cultural
Mestrando Luciano Ferreira da Silva e Doutor Gilson Queluz (CEFET)

Dia 7 - Quinta-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 7
- Cinema e teatro: uma relação possível
Moderador: Mestre Octávio de Camargo (EMBAP)
- Por uma hermenêutica do cinema
Mestrando Francisco Santiago Jr. (UNICAMP)
- Nenê e Zeferina contra o dragão que come terra: uma alegoria no filme A Guerra dos Pelados (Sylvio Back, 1971)
Doutoranda Rosane Kaminksi (UFPR/UNICENP)
- Elos de uma mesma cadeia: diferentes períodos no transcurso de Jerzy Grotowski
Mestre Ismael Scheffler (UEPG)
- O convívio cênico do corpo orgânico com o mecânico
Mestrando Clovis Cunha (UDESC)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 8
- A dança: construção poética x protesto social
Moderador: Mestre Octavio de Camargo (EMBAP)
- O barroco mineiro e o gestual humano: uma ótica de François Delsarte
Mestranda Carolina de Andrade (UNICAMP)
- Reminiscências: uma experiência de construção poética
Mestranda Ana Carolina Mundim (PUC-Campinas)
- Uma possível história da dança jazz no Brasil
Mestranda Ana Carolina Mundim (PUC-Campinas)
- A dança do movimento Hip-Hop e o movimento da dança Hip-Hop
Graduado Mauricio Priess da Costa (UFPR)

Dia 8 - Sexta-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 9
- Espaços e caminhos -além do cubo branco-
Moderador: Doutora Maria Inês Hamann Peixoto (UFPR)
- O livro de artista e o espaço da arte
Doutoranda Bernadette Panek (EMBAP)
- A instalação e o livro de artista na arte contemporânea catarinense
Graduanda Daniela Holz (UNIVILLE)
- Tendências pós-modernas na arte contemporânea catarinense: a linguagem da performance na arte contemporânea local
Graduanda Ana Cristina Leoni et al. (UNIVILLE)
- Os caminhos para o artista de vanguarda
Mestranda Adriana Vaz (UFPR)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 10
- Momentos da arte européia e uma relação inesperada com a MPB
Moderador: Doutora Maria Inês Hamann Peixoto (UFPR)
- Jacob Burckhardt: a aula inalgural de História da Arte na Universidade da Basiléia (1874)
Doutor Cássio Fernandes (UFPR)
- A Duquesa e as Lavadeiras: dois momentos da imagem feminina na obra de Francisco de Goya y Lucientes
Doutor Angela Brandão (CEFET)
- A morte e o sentimento místico humano: dramaturgias musicais contidas no Réquiem, de Mozart
Doutoranda Maristela Cavini (USC-Bauru)
- Mozart e Pixinguinha: melodia nas mãos de Norbert Elias ou como "ouvir" suas músicas pela sociologia elisiana
Mestranda Ana Paula Peters (UFPR/EMBAP)

Dia 9 - Sábado
9h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 11
- Música e imagem no cotidiano da sociedade industrial
Moderador: Doutor Rogério Budasz (EMBAP)
- A reprodutibilidade técnica em Walter Benjamin e a instituição da sociedade das imagens
Mestre Juliana de Almeida (FLP)
- A sociedade da música da mídia
Especializando Caio Manoel Nocko (PUCPR/EMBAP)
- A criação musical: reflexo do mundo interior do compositor e o impacto sobre o mundo interior do ouvinte
Doutoranda Maristela Cavini (USC-Bauru)
- A arte no cotidiano: consciência e auto-consciência
Doutora M. Inês Hamann (UFPR)

11h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 12
- Estética e história da arte
Moderador: Doutor Rogério Budasz (UFPR)
- A dimensão filosófica da arte: uma análise do espaço conceitual na experiência estética
Graduando André Luiz Visinoni (UNICAMP)
- As três dimensões da imagem artística: uma proposta metodológica em história da arte
Doutorando Artur Freitas (UFPR)
- Fernando Pernetta Velloso e a teoria do não-objeto de Ferreira Gullar
Doutor José C. Cifuentes (UFPR)
- Os Tótens-Móbilis, de Ione Saldanha
Doutora Maria José Justino (EMBAP)

Dia 13 - Quarta-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 13
- Identidade e cultura brasileira na música de diferentes comunidades
Moderador: Doutora Léa Lígia Soares (EMBAP)
- Clarinetas indígenas brasileiras
Especialista Mauricio Carneiro (EMBAP)
- O tambor de crioula e suas características
Graduando Daniel Farah (FAP)
- A música na Band´Erê: um processo de aprendizagem e a construção da identidade
Mestre Antonio Lourenço Filho (UFPR)
- Tropicalismo e Pós-Tropicalismo: leitura de procedimentos poéticos
Doutor Marcelo Franz (PUCPR)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 14
- Especificidades da execução musical
Moderador: Doutora Léa Lígia Soares (EMBAP)
- Atributos da diferenciação vocal
Mestre Roseli Schünemann (EMBAP)
- O intérprete: sem voz e com o corpo amarrado
Mestranda Elsa Guevara (UNISA)
- Análise e desempenho pianístico: um processo experimental
Doutora M. Bernardete Póvoas (UDESC)
- False Fingering - recurso técnico adicional para o saxofone
Doutorando Afonso Figueiredo (UNIRIO)

Dia 14 - Quinta-feira
19h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 15
- A arte na escola: memória e propostas
Moderador: Especialista Carlos Assis (EMBAP)
- Relações entre a Escola Nova, o ensino de arte nas escolas em Curitiba e a EMBAP (1940-1960)
Doutoranda Elisabeth Prosser (EMBAP/UFPR)
- O CAPE e a formação do professor de arte de 1964 a 1975 em Curitiba
Especialista Rossano Silva (FAP)
- Educando para a percepção visual no Ensino Fundamental: uma proposta de atividade por meio das obras de Tarsila do Amaral, da década de 1920
Especialista Silmara Egg (ESEEI)
- O papel e a importância da educação musical na escola regular brasileira
Mestranda Mônica Uriarte (UNIVALI)

21h - MESA DE EXPOSIÇÃO E DEBATES 16
- O ensino da arte, da criança ao adulto
Moderador: Especialista Carlos Assis (EMBAP)
- A arte no contexto da educação infantil em Joinville
Graduando Thiago João Martim (UNIVILLE)
- O desenvolvimento cognitivo musical por meio de jogos e brincadeiras
Especialista Marta Deckert (MARTINUS/EMBAP)
- Composição de alunos de escola de música: alguns exemplos
Mestre Anete Weichselbaum (EMBAP)
- Laboratório de performance: uma proposta alternativa para o desenvolvimento do fazer musical
Mestre Salete Chiamulera (EMBAP)

Recomendar esta página via e-mail: