• Facebook

Acervo Artístico



 

EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Campus de Curitiba I - UNESPAR

ACERVO ARTÍSTICO


O acervo de uma escola de artes é altamente instigador, em especial o Acervo Artístico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, criada em 1948 e hoje Campus de Curitiba I – Embap, anexada que foi à UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná.


Esta escola, carinhosamente conhecida na memória paranaense como Belas, guarda em seu acervo museológico um registro de grande parte dos artistas paranaenses, além de reunir peças interessantes como documentos e objetos que carregam a memória da Escola e um pouco da história das artes no Paraná.


As primeiras obras a compor o Acervo Belas são os retratos de professores e diretores da escola, em sua maioria realizados por Traple, Theodoro de Bona e Freyesleben. Essa prática permaneceu até a gestão de Henriqueta Penido Monteiro Duarte, primeira diretora mulher da Escola.


Além de retratos, outras obras foram sendo incorporadas através de doação, prática que foi ampliando o acervo, com legados de obras de seus professores e ex-alunos, deixando registros e doações de artistas e colecionadores.


Além dos já citados, o acervo possui parte significativa de artistas paranaenses como Alfredo Andersen, Zaco Paraná; Lange de Morretes, João Turin, Curt Freÿesleben, Estanislau Traple, Theodoro De Bona, Guido Viaro, Arthur Nísio, Oswald Lopes, Erbo Stenzel, Leonor Botteri, Luiz Carlos de Andrade e Lima e outros.


O Setor de Reserva Técnica é o espaço destinado à guarda do Acervo Belas, que prolonga a vida útil das obras através de critérios de conservação preventiva, armazenamento seguro em ambiente adequado.


O Acervo Belas hoje reúne aproximadamente 570 obras registradas, entre pinturas, esculturas, gessos, obras em papel e outras, alcançando valor cultural imensurável e simbólico, insubstituível patrimônio da sociedade paranaense.


Visitas

O Acervo Belas pode ser visitado para fins didáticos e de pesquisa pela comunidade acadêmica e pela sociedade sob agendamento.


Comissão do Acervo – Dulce Osinski – Juliane Fuganti – Maria José Justino – Pedro Gória – Vivian Busnardo


Ana Cristina Thomé

Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Responsável pelo Setor da Reserva Técnica



Contatos / Doações / Agendamentos para Visitas

acervo.embap@unespar.edu.br

acervoembap@gmail.com





Recomendar esta página via e-mail: