• Facebook

Bacharelado em Artes Visuais



q















   Docentes  



Coordenadora Profa Deborah Alice Bruel Gemin 






ARTES VISUAIS - Bacharelado 

Turnos: Vespertino e Noturno 

Duração: 04 anos 

Número de vagas: 30 Vespertino e 30 Noturno 

 

DESCRIÇÃO DO CURSO:

 

O curso visa formar profissionais, artistas e pesquisadores, preparados para o panorama artístico contemporâneo, e comprometidos com a qualidade da produção, da reflexão e da circulação das artes visuais. O curso oferece uma variedade de técnicas e procedimentos do fazer artístico contemporâneo, contemplando, além dos meios tradicionais, também os novos contextos de produção artística que incluem os meios de comunicação, as práticas performativas e os suportes tecnológicos.

 

No conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas encontram-se: Pintura, Escultura, Gravura, Desenho, Fotografia, Performance, Arte Eletrodigital, Teoria do Audiovisual, Sociologia e Antropologia da Arte, História, Teoria e Crítica da Arte e, mais especificamente, História da Arte no Brasil e América Latina. Ao concluir a graduação o artista-pesquisador terá desenvolvido nos laboratórios, projetos artísticos em diferentes gêneros, formatos e mídias. Através dos quais poderá compreender a complexidade da área e a coexistência dos meios tradicionais com as tecnologias mais recentes, suas diferentes demandas e capacidades na contemporaneidade.

 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO DO GRADUADO:

 

O Bacharel em Artes Visuais poderá atuar profissionalmente na produção de artes visuais, na pesquisa em arte de natureza prática e teórica, na crítica de arte, na gestão cultural e no ensino. Poderá atuar em atividades de ensino em órgãos públicos ou privados, como curadores de mostras artísticas, como críticos de arte, como gestores culturais, galeristas, colecionadores, no desenvolvimento de projetos culturais, em departamentos de criação nas áreas de comunicações etc.

 

Também, poderá trabalhar em diferentes áreas que estimulem o desenvolvimento, a apreciação e a distribuição da produção artística.


Ainda poderá trabalhar com produção artística/cultural, restauro, moda, tatuagem, paisagismo, cinema, teatro, produção de jogos eletrônicos, para citar alguns exemplos de áreas que comumente absorvem profissionais com formação em artes visuais.

 

Além disso, estará preparado para dar continuidade à sua formação acadêmica aprofundando o conhecimento necessário à sua atuação profissional. Por meio de suas produções artísticas, em diálogo com a produção artística brasileira e latino-americana, estes profissionais estarão aptos a atuar na sociedade de maneira efetiva.

 

UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná


Identificação e Objetivos do Curso BAV

Matriz Curricular do Bacharelado em Artes Visuais

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais









_



Recomendar esta página via e-mail: