• Facebook

Professores e Artistas Visitantes

Abaixo você encontra um histórico dos Professores e Artistas que visitaram a EMBAP em diferentes ocasiões (eventos, palestras, concertos, masterclasses etc).

Festival Tacuchian 75 em Curitiba

Em setembro de 2014 a Embap acolheu o compositor Ricardo Tacuchian com uma série de eventos traçando o percurso de uma das maiores figuras da música brasileira. Sob a coordenação do maestro e professor Isaac Chueke, palestras, mesas-redondas, encontros e concertos foram distribuídos em dois dias de atividades intensas, no Auditório da Embap e na Capela Santa Maria, ocasiões em que foram executadas obras inéditas e/ou raramente executadas, compostas ao longo de cinco décadas, num perfil estilísticamente variado.

Biografia do Artista:
Academia Brasileira de Música - Cadeira nº 29
Ricardo Tacuchian
Patrono Alexandre Levy
Fundadores Samuel Arcanjo e Ênio de Freitas e Castro

TACUCHIAN

Em sua formação profissional o maestro Ricardo Tacuchian recebeu os seguintes graus: graduação em piano,
Universidade do Brasil, 1961, em composição, UFRJ, 1965 e em regência, UFRJ, 1965; especialização em regência, UFRJ, 1967; e em composição e orquestração, UFRJ, 1968; e doutorado em composição, University of Southern California, 1990.Suas principais posições universitárias foram professor titular de composição da UNI-RIO, de 1995 a 2009; professor titular de história da m úsica da Escola de Música da UFRJ, 1993/95; professor visitante da State University of New York at Albany, spring semester/1998.

Entre suas principais atividades acadêmicas e artísticas destacam-se cerca de 150 conferências e/ou palestras no Brasil e no exterior; 17 dissertações de mestrado orientadas e aprovadas; orientação de bolsistas de iniciação
científica e de aperfeiçoamento em pesquisa; 40 bancas de defesa de tese (mestrado, doutorado e professor titular); membro do corpo editorial da revista da ANPPOM e da revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea,consultor ad hoc do CAPES, CNPQ, FAPERJ, UERJ, Ciência Hoje da SBPC, Fundação Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, UNICAMP, The Rockefeller Foundation e John Simon Guggenheim Memorial Foundation, entre outras instituições; Bolsista Pesquisador do CNPQ (l997-1999); Bolsas: CNPQ, CAPES, Fulbright.

Tacuchian é autor de cerca de 150 títulos apresentados em perto de mil concertos ao vivo, inclusive na Europa,
Canadá, Estados Unidos e América Latina com cerca de 25 itens discográficos e 20 obras musicais publicadas;
inúmeras encomendadas oficiais. Regeu várias orquestras e conjuntos brasileiros e norte-americanos.

Dentre os prêmios e homenagens que Tacuchian recebeu destacam-se:

1977. Tribune Internationale des Compositeurs du Conseil lnternational de la Musique, UNESCO. Representou o Brasil com a peça Estruturas Primitivas.
1978. International Society of Contemporary Music/World Music Days 1978. Foi selecionado com a peça Ritos, para harpa.
1981. Academia Brasileira de Música. Sociedade honorífica fundada por Villa-Lobos em 1945 que congrega 40 das maiores personalidades musicais do país. Eleito para a cadeira nº 29, patrono Alexandre Levy.
1987-1990. Bolsista da Fulbright: "um prêmio competitivo concedido a artistas envolvidos em pesquisa, criatividade e programas de estudos."
1987-1990. Bolsa de estudos no exterior da CAPES, em complementação aos estudos de pós-graduação, realizados nos Estados Unidos.
1990. Pi Kappa Lambda National Honor Society - USA , "em reconhecimento pelo mais alto nível de realização musical e erudição universitária".
1990. Academic Achievement Award - University of Southern California. "prêmio conferido a estudantes pósgraduandos internacionais que se destacam em suas respectivas especialidades".
\1991. Patrono da Banda Beneficente Campesina Friburguense, título vitalício, em substituição ao patrono anterior falecido, Maestro José Siqueira.
1992/1993. International Man of the Year - lnternational Biographical Centre Inglaterra, prêmio concedido a "ilustres personalidades cujas realizações e liderança se destacaram na Comunidade Internacional".
1996. Personalidade Cultural Internacional - União Brasileira de Escritores, "conferido ao maestro e compositor Ricardo Tacuchian por sua obra, que honra o Brasil, aqui e no estrangeiro".
1996. Medalha de Visitante Ilustre, Universidade Federal de Santa Maria. 1996. Regente Honorário da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.1996. Láurea Medalha do Mérito Carlos Gomes, Academia de Letras e Música do Brasil,Brasília, concedida a Ricardo Tacuchian, "com todas as honrarias, direitos e privilégios a que faz jus, pelos relevantes serviços prestados à causa sócio-cultural, em defesa da paz e pelo desenvolvimento brasileiro".
1997. Sócio Benemérito da Federação Fluminense de Bandas de Música Civis, "pelos relevantes serviços prestados a esta Federação e às Bandas de Música Civis do Estado do Rio de Janeiro".
1997. Bolsa de Pesquisador do CNPQ, em apoio à pesquisa "Música Brasileira de Concerto", l964-1997.
1998. Bolsa da Fulbright para o programa Scholar in Residence da State University of New York at Albany, para desenvolver um programa cultural de aulas, conferências, orientação acadêmica e concertos.Tacuchian pertence às seguintes associações científicas e culturais: Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, desde 1976; Federação Fluminense de Bandas de Música Civis, desde 1978, membro fundador; sócio benemérito.
1997; Academia Brasileira de Música, 1981, membro eleito, presidente, de l993 a 1997 e 2006 a 2009; Sociedade Brasileira de Musicologia, desde 1983, conselheiro; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, desde 1991.



Celso Favaretto (26/02/2014)


celsoAula Inaugural da Embap 2014: "Tropicalismo – entre a arte e a política" com prof. Dr. Celso Favaretto (USP).









Compositor Flo Menezes (06/09/2013)


floO compositor Flo Menezes, professor doutor da UNESP, foi um dos convidados do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova para o "Seminário Berio", um evento em tributo aos 10 anos da morte do compositor italiano Luciano Berio (1925-2003). Menezes ministrou uma palestra sob o título de "Luciano Berio e a noção da música como Texto".

foto: Bruno Schultze






Violista Martinez Galimberti Nunes (06/09/2013)


martinezMartinez Galimberti Nunes, um violista especializado no repertório musical contemporâneo, participou como convidado especial na aula coletiva de composição da EMBAP no dia 05 de setembro de 2013. Lá, Nunes apresentou as "Viola Spaces" de Garth Knox, um ciclo de estudos voltados à prática da música contemporânea.
No dia seguinte, 6 de setembro de 2013, Martinez foi um dos intérpretes convidados para o "Seminário Berio" onde apresentou a Sequenza para Viola de Luciano Berio (1925-2003).
























Compositor Maurício Dottori (06/06/2012)


 asO compositor e professor da UFPR/DeArtes Maurício Dottori visitou a EMBAP a convite dos professores Márcio Steuernagel, Harry Crowl e Felipe de Almeida Ribeiro. Dottori realizou palestra na EMBAP sobre sua poética musical para os alunos do 1º, 2º, 3º e 6º ano do curso superior de Composição e Regência. O convite faz parte da série de Aulas Coletivas conduzidas pelos professores Steuernagel, Crowl e Ribeiro.

foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo







PIANO PREPARADO: Grace Torres, Lilian Nakahodo, Vera Di Domenico (25/03/2012)


 
pianoprep

As pianistas Grace Torres, Lilian Nakahodo e Vera Di Domenico visitaram a classe de "Composição 2", a convite do prof. Felipe de Almeida Ribeiro, e ministraram um workshop sobre Piano Preparado – em especial a respeito da obra "Sonatas e Interlúdios" de John Cage. As pianistas lançaram recentemente um CD com a referida obra e concordaram gentilmente em trazer esta experiência ao âmbito da EMBAP.

SiMN (dezembro 2012)



O violista brasileiro Ralf Ehlers, radicado hoje na Inglaterra, foi o convidado de honra para o primeiro SiMN (Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical) promovido pela EMBAP em dezembro de 2012. Membro do aclamado Arditti Quartet, Ehlers ministrou na EMBAP um masterclass de viola voltado ao repertório contemporâneo, uma sessão de leitura para os compositores estudantes selecionados, além de comandar o concerto de encerramento do simpósio, executando obras de Luciano Berio, Salvatore Sciarrino, Gérard Grisey, Dániel Péter Biró, Rodolfo Coelho de Souza e Felipe de Almeida Ribeiro. Ralf, além de um instrumentista ímpar, demonstrou sua habilidade no campo da luteria ao executar todas peças em uma viola fabricada por ele próprio – o mesmo instrumento em que utiliza nas turnês e gravações do quarteto Arditti. (foto de Astrid Ackernmann)

O compositor e professor húngaro Dr. Dániel Péter Biró (University of Victoria) foi um dos convidados especiais para o SiMN. No primeiro dia do evento, Biró iniciou as atividades com a palestra de abertura intitulada "Historicized Composition and Creative Ethnomusicology". Em sua palestra de abertura, Biró explicou aos participantes seu processo composicional em que faz a tradução matematica de trechos da Torá para sua música. Dentro desta estética, Biró escreveu uma peça para viola solo especialmente para Ralf Ehlers, que a executou no concerto de encerramento do simpósio. 




SiMN 2012 contou com a participação especial do compositor e professor James Corrêa, da Universidade Federal de Pelotas – Conservatório de Música. Corrêa apresentou um workshop de computação musical em que abordou recursos da composição assistida por computador e o uso do computador como instrumento musical em palco (live-electronics). O compositor participou também de mesa-redonda e realizou aulas de composição, onde ouviu e comentou obras dos compositores participantes. James foi o curador do segundo concerto, totalmente dedicado à música eletroacústica, em que realizou a difusão eletroacústica de obras de Jonathan Harvey, Dante Grela, Karlheinz Stockhausen, Cort Lippe, Steven Takasugi, além de uma composição de sua autoria.


O professor e compositor da USP Ribeirão Preto – Rodolfo Coelho de Souza – foi um dos convidados especiais do SiMN 2012. Iniciou sua participação ministrando aulas públicas de composição para os participantes selecionados. Rodolfo também participou da mesa-redonda que encerrou o evento – ao lado do compositor James Corrêa e do musicólogo André Egg – em que discutiram os festivais de música contemporânea brasileiros e suas importâncias/influências nos programas de pós-graduação em música no Brasil. Finalizou com uma brilhante palestra sobre sua música – onde explicou ao público de como trabalha com referências sonoro-cognitivas aplicadas à música. Ex-professor do DeArtes (UFPR), Rodolfo compôs uma peça para viola sola especialmente para o SiMN, em que foi estreada por Ralf Ehlers durante o concerto de encerramento.



5º Encontro Internacional de Trompetistas (novembro 2012)

Em breve...

Edigius Streiff (novembro 2012)

O violinista suíço Edigius Streiff realizou concerto e masterclass na EMBAP em novembro de 2012, com apoio da Pro-Helvetia, Fundação Suíça para a Cultura. Streiff interpretou obras de Salvatore Sciarrino, Beethoven, além de obras para violino e eletrônica de Junghae Lee. . O público ouviu, em um concerto, um panorama do repertório crucial para o instrumento. O concerto contou com a participação do pianista Luiz Guilherme Pozzi.
http://www.streiffzug.com/





 Cristina Gerling (novembro 2012)

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná promoveu masterclass de piano aos alunos da EMBAP com Cristina Gerling (UFRGS) no dia 26/11/2012. Os participantes foram orientados pela pianista perante uma plateia, que por sua vez tem a oportunidade de se beneficiar dos conhecimentos construídos em aula. 


VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (novembro 2012)

Em breve...


IV Festival Penalva / III Mostra de Música Paranaense (outubro 2012)

Em breve...


Ney Fialkow (outubro 2012)

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná promoveu masterclass de piano aos alunos da EMBAP com Ney Fialkow (UFRGS), no dia 10/10/2012. Os participantes foram orientados pelo pianista perante uma plateia, que por sua vez tem a oportunidade de se beneficiar dos conhecimentos construídos em aula. 

Catarina Domenici (setembro 2012)


O Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná promoveu masterclass de piano aos alunos da EMBAP com Catarina Domenici (UFRGS), em setembro de 2012. Os participantes foram orientados pela pianista perante uma plateia, que por sua vez tem a oportunidade de se beneficiar dos conhecimentos construídos em aula. (foto: Marcelo Chechik)


Maria Guinand (agosto 2012)

A Coordenadoria de Extensão da EMBAP promoveu o Curso de Regência Coral com a maestrina Maria Guinand (Universidad Simón Bolívar, Venezuela) entre os dias 06 e 10 de agosto de 2012. O curso contou com a participação especial do Coro Infanto-Juvenil PAPO CORAL, com regência de Cristiane Alexandre.






SalvarSalvarSalvar
Recomendar esta página via e-mail: